quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Peru com molho de nozes

600g de peito de peru cortado em fatias, 2 colheres de nozes peladas, 80g de manteiga, 2 colheres de azeite, 30g de queijo ralado, 500ml de leite, 2 colheres de natas, meio copo de vinho branco seco, farinha, sal, e pimenta.
Preparação: golpear os peitos de peru com um maço de amaciar a carne e passá-los por farinha. Aquecer numa frigideira antiaderente 30g de manteiga e o azeite e, em seguida, dourar as fatias de peru de ambos os lados. Condimentar com um pouco de sal e pimenta e borrifar com o vinho. Quando este tiver evaporado, retirar as fatias e colocá-las alinhadas numa travessa refractária untada com manteiga. Preparar o molho: num tacho pequeno, derreter a manteiga restante, juntar 50g de farinha, mexer para evitar que se formem grumos e diluir com o leite. Continuar a mexer com uma colher de madeira até que o molho esteja espesso. Condimentar com um pouco de sal e pimenta. Juntar as nozes partidas, as natas e o queijo ralado. Deitar o molho bem quente sobre as fatias de peru, introduzir a travessa no forno previamente aquecido a 180ºC durante uns minutos e servir imediatamente, no mesmo recipiente de cozedura.

Salmão grelhado com feijão verde

Água, sal, 4 postas de salmão, sumo de limão, pimenta, 2 dentes de alho, 400g de feijão verde, margarina, folhinhas de estragão
Preparação: ponha um tacho ao lume com água a ferver, temperada com um punhado de sal. Tempere as postas de salmão com sumo de limão, pimenta e o alho picado. Entretanto, tire o fio e corte o feijão verde em tiras e introduza-o na água quando esta estiver a ferver. Deixe cozer destapado, para ficar bem verdinho. Aqueça uma grelha sobre o lume e pincele as postas de salmão com margarina. Grelhe-as cerca de 5 minutos de cada lado. Se gostar, povilhe com umas folhinhas de estragão cortadinhas com a tesoura. Sirva com feijão verde e alguns gomos de limão e acompanhe com puré de batata.

Tabela de valores nutricionais para legumes (os valores nutricionais referem-se a cada 100g de alimento)


Sopa de salsa

50g de aletria, 8 colheres de salsa, 2 colheres de natas, sal
Preparação: fervem-se 50cl de água com sal e junta-se-lhe a aletria, mexendo e deixa-se cozer, em lume brando, durante 5 minutos. Retira-se do lume, tapa-se e deixa-se repousar durante 1 minuto. Misturam-se as natas com uma ou duas colheres de água da cozedura da aletria, batendo-as ligeiramente. Volta-se a pôr a caçarola ao lume. Acrescentam-se as natas mexendo-as durante 3 minutos em lume brando. Finalmente, junta-se a salsa picada.

Creme de feijão verde

1 cebola, 50g margarina, 1 tomate, 1 cenoura, 2 batatas, 1l água, sal, pimenta, 150g de feijão verde, 4 colheres de sopa de natas.
Preparação: pique a cebola e leve a cozer com a margarina. Junte o tomate, pelado e sem grainhas, e deixe estufar suavemente até ficar macio. Adicione a cenoura e as batatas, descascadas e cortadas em bocados, e regue com a água quente. Tempere com sal e pimenta e deixe cozer até os legumes estarem macios. Reduza a puré com a varinha e leve a sopa de novo ao lume. Assim que retomar fervura, introduza o feijão verde, cortando em losangos muito finos. Deixe cozer durante 10 minutos e, na altura de servir, junte as natas ligeiramente batidas e mexa muito bem. Experimente adicionar a esta sopa um pezinho de segurelha.

Creme de abóbora

750g de abóbora, 3 tomates, 1 cebola, 7,5dl de leite (ou de água), sal, pimenta, 50g margarina vaqueiro líquida, 2 gemas.
Preparação: Tire a casca e os filamentos à abóbora e corte-a em bocados. Pele, retire as grainhas e corte o tomate em bocados. Descasque e corte a cebola em rodelas finas. Deite tudo num tacho com o fundo muito espesso e leve a cozer, tapado, sobre lume muito brando, durante cerca de 45 minutos. Reduza a puré, junte o leite (ou a água) e tempere com sal e pimenta. Leve de novo ao lume, mexendo sempre, e deixe ferver cerca de 2 minutos. Bata de novo a sopa com a varinha e mantenha-a tapada até ao momento de servir. Escalde uma terrina com água a ferver e enxugue-a. Deite dentro a margarina líquida e as gemas misturando bem. Junte, pouco a pouco, o creme de abóbora, mexendo sempre para que fique tudo bem ligado. Sirva com quadradinhos de pão torrado. Para cozer a abóbora não é necessário a adição de nenhum líquido, visto ser um legume que liberta muita água durante a sua cozedura. Dependendo da qualidade da abóbora e da água que libertar, rectifique a quantidade de líquido a adicionar, após ter reduzido a puré.

Sopa cor de rosa

300g de batatas, 1 cebola, 1 nabo, 5dl água, sal, 1 beterraba, 5dl de leite, 1 colher de sopa de margarina, pimenta.
Preparação: descasque as batatas, a cebola, e o nabo, corte-os em bocados e leve a cozer na água temperada com sal. À parte, coza também em água temperada com sal a beterraba com a pele. Escorra, retire-lhe a pele e corte-a em bocados. Junte a beterraba às batatas, à cebola, e ao nabo e reduza tudo a puré com a varinha. Adicione o leite e a margarina, tempere com pimenta e rectifique o sal. Deixe ferver para apurar um pouco e sirva imediatamente.

Puré de legumes

2 batatas, 1 nabo, 1 fatia de abóbora, 2 cenouras, 1 cebola, 2 colheres de sopa de margarina, 1,5l água, sal, pimenta, 1 molhinho de agriões
Preparação: descasque e corte as batatas, o nabo, a abóbora, as cenouras, e a cebola em bocados pequenos. Introduza-os numa panela juntamente com a margarina. Deixe estufar cerca de 10 minutos sobre lume brando. Regue com a água a ferver e tempere com sal e pimenta. Escolha e lave as folhinhas de agriões e junte-as aos legumes. Deixe cozer até os legumes estarem macios. Reduza a sopa a puré e sirva bem quente. Pode reduzir a sopa a puré antes de juntar o agrião.

Sopa de alho-francês

200g de alho-francês, 30g de manteiga, 40g de pão torrado, 4 colheres de natas, 1 raminho de salsa, sal.
Preparação: lava-se o alho-francês e corta-se às rodelas. Refoga-se com manteiga num tacho em lume brando, sem deixar de mexer durante 10 minutos. Acrescenta-se 60cl de água quente e sal. Aumenta-se o lume e deixa-se ferver. Acrescenta-se o pão torrado em pedaços, tapa-se e deixa-se cozer em lume brando durante 1 hora. Batem-se as natas com um pouco da sopa. Deita-se num tacho, mexendo sempre. Deixa-se cozer em lume brando. Serve-se a sopa salpicada com a salsa.

Sopa da casa

2 nabos grandes, 2 cebolas grandes, 2 batatas médias, 5 cenouras grandes, 0,5dl de azeite, 2l de água, sal.
Preparação: Descasque tudo. Depois de bem lavados, leve-os a cozer numa panela de água temperada de sal e azeite. Depois de tudo cozido, reduza a puré.

Sopa-puré de ervilhas

0,5kg de ervilhas, 100g de feijão branco, 2,5l de água, 2 colheres de sopa de manteiga, sal, pimenta
Preparação: ponhas as ervilhas e o feijão branco de molho, de véspera. No dia seguinte, ponha-os juntos numa panela e cubra-os com a água. Deixe cozinhar em fogo lento durante 1h30. Depois de cozidos, passe tudo pelo passe-vite ou pela varinha-mágica. Tempere a seu gosto com sal e pimenta e junte a manteiga. Misture e sirva quente, acompanhada de cubinhos de pão torrado.

Sopa de cebola com queijo

Ingredientes (4 pessoas): 4 cebolas grandes ás fatias, 3 dentes de alho, 3 colheres de sopa de manteiga, 1 cubo de caldo de galinha, 2l de água, sal, pimenta preta, ½ colher de sopa de amido de milho, 120gr de queijo das ilhas ralado, 4 fatias de pão torrado rústico.
Modo de preparação: numa panela, aqueça a manteiga e refogue as cebolas até ficarem bem douradas. Junte o alho e deixe cozinhar mais 3 minutos. Junte à agua o caldo de galinha, a
pimenta preta e o sal. Deixe levantar fervura e cozinhe em lume brando cerca de 30 minutos. Quando as cebolas estiverem bem cozidas, engrosse o caldo com o amido de milho dissolvido em ½ xícara de chá de água morna. Reserve. Verta a sopa numa tigela própria para ir ao forno, coloque as fatias de pão torrado por cima, polvilhe-as generosamente com o queijo e leve-as a gratinar em forno bem quente.

Sopa de tomate

Ingredientes: tomates maduros, orégãos, cebola, alho, água, sal, farinha.
Modo de preparação: faça um refogado de cebola e alho. Adicione os tomates maduros pelados e cortados em pedaços e alguns orégãos, deixando refogar mais um pouco. Junte água e triture com a varinha. Tempere com sal e deixe ferver (pode engrossar a sopa com uma colher de farinha). Sirva acompanhada de fatias de pão torrado.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

BOLO COM SEMENTES DE PAPOILA





Para fazer a massa precisam de:

600 gr farinha fina sem fermento
200 gr manteiga
4 colheres de natas
4 gemas de ovo
80 gr açúcar
1 cubo de fermento de padeiro (50 gr)
300 ml leite
2 envelopes de açúcar baunilhado (20gr cada)
½ colher de sobremesa de sal

Deita-se a farinha num recipiente, deixando uma pequena covinha no meio, onde se vão juntar o fermento dissolvido no leite quente, as gemas de ovo, a manteiga, o açúcar, as natas, o sal e o açúcar baunilhado. Mistura-se bem, envolvendo até se incorporam todos os ingredientes.

Para enchimento precisam de:

500 gr semente de papoila, 100 gr de passas (uvas secas), 2 colheres de pão ralado, 200 gr açúcar, 1 frasquiho de essência de rum, 2 carteirinhas de açúcar baunhilado, 100 ml agua.

Para se obter o xarope, ferve-se a água com o açúcar, junta-se a essência de rum e o açúcar baunilhado.Com xarope assim obtido escaldam-se as passas e as sementes de papoila.

Para cozedura precisam de:

1 ovo
1 colher de manteiga
1 colher de farinha

Como fazer:

Reparte-se a massa em 4 partes iguais, estica-se cada uma com o rolo da massa .
Cada folha polvilha-se com pão ralado, enche-se com a mistura de sementes de papoila e passas, enrola-se e coloca-se no tabuleiro de ir ao forno. Antes de colocar o tabuleiro no forno, deixa-se crescer durante 20min (em repouso), depois pincelam-se os rolos com ovo batido e mete-se o tabuleiro no forno previamente aquecido, durante 30-40 min. A temperatura do forno: 165°C

terça-feira, 6 de outubro de 2009

sobre alguns utensílios de cozinha que uso frequentemente

Grelhador que funciona bem – ideal para interior

 


O grelhador tem uma tampa, uma grelha e um tabuleiro inferior que deve encher-se com água para neutralizar os cheiros. Para funcionar só tem que se centrar na chama de gás. Os alimentos assim grelhados não vão ficar secos e a cozinha vai ficar sem cheiros.


Forma para bolos:



domingo, 4 de outubro de 2009

BOLACHA DE MANTEIGA




1 pacote de manteiga (magra)
150 gr açúcar amarelo
400 gr farinha
1 ovo
½  colher de casca de limão (passada pelo raspador)
½  colher de açúcar baunilhado

Num recipiente misturamos a manteiga magra com o açúcar, a seguir adicionamos o ovo, a raspa de limão e no final a farinha, mexendo até obter uma pasta homogénea.

Com um guardanapo molhado em óleo untamos bem o tabuleiro. Com a ajuda da forma para massa (ver imagem) colocamos no tabuleiro as bolachas. Cozem-se durante 10-15 min, reglando a temperatura do forno a 155°C.




Para decoração, antes de colocar no forno o tabuleiro, pode polvihar as bolachas com coco ralado.

PIMENTOS ASSADOS

Escolhem-se os pimentos mais direitos, lavam-se, secam-se e colocam-se sobre o grelhador. A medida que vão ficando prontos, colocam-se num recipiente, polvilham-se com sal para amolecerem e tapam-se. Pelam-se e limpam-se as sementes e junta-se azeite, sal e alho pisado.




ROLO DE ABÓBORA





20 cl de água (uma caneca)
3 Colheres de óleo
Uma pitada de sal
15 g fermento em pó ou fermento de pasteleiro (levedura)
650 gr farinha
½ Pacote de margarina ou manteiga (125 gr)

Para enchimento

700  gr abóbora ralada
12 colheres de açúcar
6 colheres de canela em pó


Num recipiente mistura-se a água com o óleo e com o sal e adiciona-se a farinha, misturado bem tudo. A massa obtida reparte-se em 12 partes iguais, em forma de bola.
Cada bola espalma-se e unta-se com a margarina ou a manteiga, com a ajuda da lâmina de uma faca.










Colam-se as bolas espalmadas duas a duas, obtendo-se 6 pedaços de massa. Cada uma estica-se com o rolo da massa até obter uma folha fina e depois unta-se com óleo (como na imagem seguinte):


Coloca-se o recheio (2-3 colheres de abóbora ralada, 1 colher de canela em pó e 2 colheres de açúcar). Enrola-se a folha e coloca-se no tabuleiro previamente untado com margarina e polvilhado com farinha.

Com os outros 5 pedaços de massa procede-se da mesma maneira e colocam-se no tabuleiro como na imagem abaixo:






Coloca-se o tabuleiro no forno preaquecido a temperatura de 175° C, durante aproximadamente 10 min, depois reduz-se a temperatura a 110 ° C.

 Pode-se utilizar como enchimento maça ralada ou queijo fresco, nesse ultimo caso sendo necessário misturar o queijo fresco com 2 gemas de ovo.

Bom apetite!!!



ROLO DE CARNE MULTICOLORIDO





1 kg de peito de peru
300  gr de carne de porco picada
4 fatias de presunto fumado
4 fatias de fiambre (mais grossas)
4 fatias de queijo flamenco
1 cenoura
1 mão de feijão verde (pode ser congelado)
1 ovo
1 cebola
2-3 dentes de alho
1-2 copos de vinho maduro tinto
Sal, pimenta, meio-copo de óleo alimentar
Linha (cordel de algodão) para enrolar

Na imagem: arroz primavera com rolo de carne multicolorido
O peito de peru abre-se com a faca a partir do centro para o exterior, de maneira que fique o mais comprido possível. Poderá também pedir ao talhista fazer esta operação.

Bate-se o peito de peru com o martelo de cozinha até ficar mais fino e mais largo, tendo o cuidado de não o rasgar.

Coze-se a cenoura e o feijão verde e rezerva-se.

Deixa-se a cebola e o alho a alourar, até a cebola ficar translúcida, junta-se a carne picada e um pouco de água, deixando ferver 15 min, até a água se evaporar um pouco.
Na carne picada adiciona-se pimenta moída e sal ao gosto e deixa-se arrefecer. Quando arrefecer, mistura-se com um ovo inteiro.

O peito de peru cobre-se com as fatias de presunto fumado, espalha-se depois com a composição de carne picada,  colocam-se as fatias de fiambre e queijo e no final  a cenoura cortada as tiras e o feijão verde.

Enrola-se tudo e ata-se com linha e depois coloca-se na forma comprida, junto com o óleo e o vinho (o líquido tem que chegar ao meio da altura do rolo de carne).

Deixa-se no forno durante uma hora, a temperatura de 165 °C e depois deita-se fora o liquido e coloca-se o rolo de carne sobre uma travessa, sobre folhas de alface (como na imagem).